
Comecei a colecionar o manga desde 2002 quando foi lançado aqui no Brasil, e ate hoje leio! Vagabond criado por Takehiko Inoue é um manga baseado do livro "musashi" de Eiji Yoshikawa que conta a história do samurai Miyamoto Musashi 1584-1645.
Desde já recomendo vagabond para os que gostam de Japão medieval ou cultura japonesa, porque nele você não vai encontrar personagens de cabelo colorido, kamehamerá nem olhos arregalados. Mas sim um manga denso, de onde pode se ter uma ideia de como era viver pela espada... Por isso vagabond e leitura recomendada dentro do Instituto Niten ( escola de kendo, arte da esgrima japonesa). Os desenhos deste manga são os mais detalhados que eu já vi! O autor se preocupa muito com o cenário de fundo, chegando ao absurdo de se pintar folha por folha de uma árvore usando somente nanquim e pincel, nada de efeitos computadorizados. E o mais importante... Vagabond tem sangue! baldes de sangue! Por ser preto e branco, o sangue acaba chocando muito mais!Fora a sensação de velocidade que o desenhista consegue criar, é impressionante.
Vagabond chegou a ganhar o 24º Prêmio Kodansha de Mangá na categoria geral. Em 2002, Vagabond recebe o aclamado Prêmio Cultural Tezuka Osamu. No ano seguinte, Inoue foi nomeado para o Prêmio Eisner de 2003 na categoria de melhor escritor/artista.
Como a editora (filhadaputa) parou de publicar o manga aqui no brasil. Só se da pra acompanhar atravez de Scan: http://vagaproject.blogspot.com/ (plans, não lembro como bota link! heuehueh)
puta q pariu Guildo...
ResponderExcluiré só clica na merda da corrente q tem la djow...
auhauahauahuahauhauha