
Escrevo esse post em homenagem a todos os amigos da arqueria independente. Ao Alex e Hugo que me "arrebanharam" para esse hobbie. E ao JL que acaba de adquirir seu primeiro arco composto.
( e também pra Clarice, que me fala: "Você vai pro sitio brincar de índio?" )O tiro instintivo é a forma mais antiga e universal de tiro. É praticado com algumas variantes na caça e também no alvo. O que o caracteriza é o emprego de um arco nu, equipado unicamente com a corda e, às vezes, um rest (apoio para flecha) É o arco ancestral, dos índios e dos arqueiros da Idade Media.
Neste tiro são utilizados os arcos grandes e retos tradicionais (longbow), mas também arcos modernos, desde que sejam pesados, geralmente acima de 45 lbs. O arqueiro deve então possuir boa musculatura e uma condição física capaz de armar tal arco sem grande esforço; porem e exigido um pouco de técnica para armar um arco, já vi brutamontes lacrimejarem para armar um arco composto.
A necessidade de tanto peso no arco é explicada por duas razões: primeiramente, obter uma trajetória o mais reta possível afim de diminuir o ângulo de visão e a parábola. A segunda é propulsionar as pesadas flechas (6 a 8 gramas). Estas são empenadas com penas longas ( 3 a 5 polegadas), o assegurar uma melhor estabilidade.
O interessante do tiro instintivo é que ele pode ser praticado independente de regras e condutas exigidas pela FITA (Fédération Internationale de Tir à l'Arc) com o passar do tempo o arqueiro adquire um estilo próprio de tiro; O arqueiro se torna um atirador instintivo quando o arco e flecha passam a ser a extensão do seu corpo, é como se você adquirisse um novo membro.
Técnicas do Tiro Instintivo
( para quem quiser seguir esse caminho, do contrario vc vai achar tudo um saco... hehehe)
Temos duas posições possíveis de tiro que recomendo:
a) O arco é mantido de pê, o arqueiro alinha a ponta de sua flecha com seu olho dominante sobre o alvo, mas dobra o braço do arco.
b) O arco é inclinado para um lado afim de que o arqueiro posa ver bem o alvo.
- Posição do corpo
O arqueiro coloca os quadris perpendicularmente ao alvo, os pés ligeiramente abertos; acredito ser importante que o peso do corpo fique sobre a perna de frente para o alvo. Segura-se o arco reto horizontalmente, com a mão esquerda ( no caso de dstro), pega sua flecha com o polegar e o indicador na base da rabeira ( parte que encaixa a flecha na corda)
-Armamento do arco
O arqueiro mantém os dois olhos abertos durante todas as fases do tiro. Coloca a flecha sobre o arco, a haste acima do rest. O arqueiro coloca o arco na vertical.
-Preensão da corda
Neste estilo temos dois métodos para a prensão da corda:
a) os três dedos colocados sob a flecha, o indicador, o médio e o anular pegam a corda na primeira falange;
b) os três dedos sao colocados sobre a corda, o indicador acima da rabeira da flecha, o médio e o anular abaixo dela. É a pegada "mediterrânea". A corda é retida na 1ª falange e o polegar e o indicador tocam-se no interior da mão. É necessário que se preste atenção para não beliscar a rabeira da flecha.
-Para armar
Puxe a corda com um movimento seco, rápido e preciso; mantenha os ombros e o antebraço da corda bem alinhados.
OBS : Pra não ficar um post muito extenso vou dividi-lo em 2 partes. Pq pretendo ainda falar sobre a "ancoragem", a respiração e disparo.
Links Relacionados: Para comprar um Arco&Flecha ou Balestra recomendo os 2 sites, aqui ou aqui.
Para quem quiser praticar como exporte: A Federação Mineira de Arco e Flecha conta com uma excelente equipe de profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário